Insana

Insana

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mundo Da Cerveja

Lupulo


(Humulus Lupulus) “A alma da Cerveja”
É considerado o tempero da cerveja. O lúpulo é uma flor proviniente de uma trepadeira da família das cannabinaceae, (isso mesmo da mesma família da Cannabis Sativa) Assim como algumas “primas” da família é usada na medicina como calmante (mas não serve como narcótico ou sedativo), na industria cervejeira tem importância estrema pois alem de ser responsável por aromas é resposnavel pelo amargor, também traz a cerveja estabilidade coloidal, qualidade na espuma e estabilidade microbiológica. Teve suas primeiras utilizações citadas  na fabricação de cerveja somente em 1067 por Hildegard of Bingen (Monja beneditina, considero a maior contribuição das mulheres na cerveja), teve seu uso consolidado apos a Lei de Pureza Alemã.
O lupulo é separado (e normalmente nomeado) pela região aonde é produzido ex: Hallertau, Kent, etc... E na industria cervejeira é dividido entre lupulos de aroma e lupulos de amargor. Como o nome ja diz, um é mais indicado para dar aromas a cerveja, pois possui mais oleos essenciais e menos alfa acidos, e o outro pra dar mais amargor, contendo mais alfa acidos .
O lupulo começou a ser cultivado na região de Hallertau (Alemanha) se espalhando pelo mundo junto as cervejas. Hoje os maiores produtores de lupulos são EUA, Alemanha, China e Republica Checa. No brasil existem produções de lupulo destinadoa industria farmaceutica e testes focados a produção de cerveja.

.
Para dúvidas ou sugestões, entre em contato: peguinha@hotmail.com Twitter: @CervejaInsana Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002186098290

Ótimas cervejas e até a próxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário