Insana

Insana

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mundo da Cerveja

 
Beneficios da cerveja

Autor: Pedro Flávio Reis Filho
Você sempre escuta que cerveja só da barriga, que outras bebidas são melhores pra sua saúde, mas será que cerveja não tem um lado bom? Tem sim e vários lados benéficos à saúde. Começamos pelo beneficio de ingerir bebida alcoólica.
Moderadamente cerca de 30g de álcool por dia (2 a 3 copos de cerveja) reduzem em 25% o risco de doenças coronárias, aumentando em até 4% o HDL (colesterol bom). Além do álcool, a cerveja possui muitos outros elementos benéficos à saúde como antioxidantes, vitaminas e proteínas. Os antioxidantes da cerveja são de fácil absorção pelo corpo humano com isso podem promover a saúde cardiovascular, cervejas de maior qualidade e com maior quantidade de lupulo tendem a ter maior quantidade de antioxidante que cervejas tradicionais.
Assim como as verduras de cor escura a cerveja é rica em vitamina B9, mais conhecida por acido fólico, muito importante no combate a anemia e doenças cardiovasculares. Cervejas que não são filtradas ou refermentadas na garrafa e possuem resíduo de levedo de cerveja em seu interior, são ainda mais ricas em vitaminas, pois o levedo possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, prevenindo o corpo contra depressão, hipertensão, retenção de líquidos, anemia, melhora o metabolismo, sistema imunológico e o crescimento da divisão celular.
Com tudo isso, acredito que o maior benefício da cerveja, é a união de pessoas e o feitio de varias amizades, como o ditado popular “Nunca fiz amigos bebendo leite.” Isso previne depressão solidão e tudo que possa existir de ruim na vida das pessoas, portanto beba cerveja, mas sempre lembre “beba menos, beba melhor” moderado e consciente você aproveita mais. Se for dirigir não beba! Se for beber me convide.
            Para dúvidas ou sugestões, entre em contato: peguinha@hotmail.com Twitter: @CervejaInsana www.cervejainsana.com.br 
Ótimas cervejas e até a próxima.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mundo Da Cerveja

Loiras ou morenas

A maioria das pessoas conhecem as cervejas por clara e escura. Classificação muito generalizada para uma gama de mais de 200 estilos de cervejas catalogados (fora tantos outros criados pelo mundo). A classificação das cervejas vai muito alem da cor, pode ser pelo tipo de fermentação (ale, lager ou espontânea), pela escola cervejeira (Belga, Alemã, inglesa, etc...) ou ate mesmo por algum ingrediente especifico (Weisen-trigo, Fruitbier-frutas, etc...)
Mas porque aqui no Brasil a maioria só conhece cerveja por clara e escura? Devido a dificuldade que se encontrava no passado da importação de cervejas, isso criou um comodismo, ficando a produção restrita de poucos estilos de cerveja (Pilsen, Bock, Malzbier).
Assim como um bebedor de vinho não acredita na qualidade superior de um vinho que seja classificado como seco ou suave, também não acredito que possa ser chamada de cerveja especial uma cerveja classificada por clara ou escura e explico porque, não é porque gosto de beber uma cerveja estilo Stout que eu vou gostar de uma cerveja estilo Bock mesmo ambas sendo escuras. Dentre estas tantas variedades de cervejas existentes cada estilo tem a sua peculiaridade que não é só a cor, mas sim sabores, aromas e sensações fazendo com que essa generalização complique a nossa escolha no momento da compra.
Experimente cervejas diferentes, prove estilos diferentes e selecione os que mais te agradam. Com isso você certamente acertará na próxima escolha.

Para dúvidas ou sugestões, entre em contato: peguinha@hotmail.com Twitter: @CervejaInsana Facebook: 
Ótimas cervejas e até a próxima.

Mundo Da Cerveja

Copo ideal?

Para beber cerveja precisa de um copo ideal? Para beber não, mas para degustar sim. E como saber qual o copo ideal? Ja existem varios copos que foram criados especificos para alguns estilos como o caso do pilsen, weizen, pint. Mas voce, em casa, com uma pequena variedade de copos como vai escolher oque mais se adapta? O modo mais facil é começar observando os copos e suas diferenças, alguns detalhes do copo tem grande influencia na percepção da cerveja. Começamos pela base, cervejas mais leves e de consumo a temperaturas mais baixas, prefira copos de bases mais finas ou com astes que diminuam a area de contato da sua mão com o copo, evitando aquecer a cerveja. Proximo passo o corpo do copo, cervejas mais aromaticas pedem copos mais baixos e largos (gordos) ajudando a ter uma base maior de desprendimento dos aromas das cervejas. Gargalos, copos que possuem gargalos ou afulilamentos são indicados para cervejas de aromas não tão expressivos e que deseja realçar, pois o afunilamento ajuda a concentrar os aromas antes de desprenderem da cerveja. Por ultimo e não menos importante a borda do copo, borda voltada para dentro (copo com a boca mais fexada) indicado para cervejas de boa carbonatação pois ajuda a controlar a formação de espuma e copos com a borda voltada para fora (com a boca mais aberta) indicado para cervejas com menor carbonatação pois a borda cerve como uma base de sustentação para a espuma, mantendo o colarinho de uma cerveja de baixa carbonatação.


Para dúvidas ou sugestões, entre em contato: peguinha@hotmail.com Twitter: @CervejaInsana Facebook: 
Ótimas cervejas e até a próxima.