Loiras ou morenas
A maioria das pessoas conhecem as cervejas por clara e escura. Classificação muito generalizada para uma gama de mais de 200 estilos de cervejas catalogados (fora tantos outros criados pelo mundo). A classificação das cervejas vai muito alem da cor, pode ser pelo tipo de fermentação (ale, lager ou espontânea), pela escola cervejeira (Belga, Alemã, inglesa, etc...) ou ate mesmo por algum ingrediente especifico (Weisen-trigo, Fruitbier-frutas, etc...)
Mas porque aqui no Brasil a maioria só conhece cerveja por clara e escura? Devido a dificuldade que se encontrava no passado da importação de cervejas, isso criou um comodismo, ficando a produção restrita de poucos estilos de cerveja (Pilsen, Bock, Malzbier).
Assim como um bebedor de vinho não acredita na qualidade superior de um vinho que seja classificado como seco ou suave, também não acredito que possa ser chamada de cerveja especial uma cerveja classificada por clara ou escura e explico porque, não é porque gosto de beber uma cerveja estilo Stout que eu vou gostar de uma cerveja estilo Bock mesmo ambas sendo escuras. Dentre estas tantas variedades de cervejas existentes cada estilo tem a sua peculiaridade que não é só a cor, mas sim sabores, aromas e sensações fazendo com que essa generalização complique a nossa escolha no momento da compra.
Experimente cervejas diferentes, prove estilos diferentes e selecione os que mais te agradam. Com isso você certamente acertará na próxima escolha.
Para dúvidas ou sugestões, entre em contato: peguinha@hotmail.com Twitter: @CervejaInsana Facebook:
Ótimas cervejas e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário