Insana

Insana

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Curiosidades do mundo da cerveja

Curiosidades?!?!


Desde que começei a estudar sobre cerveja escuto as mesmas perguntas: “Qual a diferença entre chope e cerveja? Água é o principal ingrediente? Cerveja preta da leite?” (Essas três perguntas dariam um livro se as colocasse aqui cada vez que respondi alguém).
A diferença, de acordo com a legislação brasileira, entre chope e cerveja é o processo de pasteurização que consiste em aquecer a cerveja a 60 graus por um período de tempo e resfriá-la logo em seguida, assim exterminando todas as formas de vida da cerveja. O chope não passa por este processo mantendo o frescor e uma qualidade superior no produto.
Sim, água é o principal ingrediente da cerveja, pois mais de 95% dela se constitui da mesma. Porém, não é porque você faz cerveja com a água de Estrela ou Ponta Grossa que a sua cerveja vai ser melhor ou pior. Existem técnicas de tratamento de água onde você pode “moldá-la” como você quiser. Colocando e retirando sais você pode copiar a água de Curitiba, Petrópolis ou até Bamberg na Alemanha. Antigamente existia essas diferenças entre fábricas, mas hoje em dia é lenda.
Quem “da leite” é mamifero! Uma das hipóteses desta lenda surgiu devido a um Padre Irlandês que, para nutrir mulheres e crianças na época da guerra, produzia cervejas com adição de lactose e com baixa graduação alcoólica (costume da época). Acreditava-se que esta bebida milagrosa ajudava as mulheres a terem leite para amamentar seus filhos, enquanto o padre apenas tratava de um povo desnutrido com uma bebida rica em proteinas e vitaminas.

Duvidas ou sugestões entre em contato peguinha@hotmail.com

Ótimas cervejas e até a proxima

Siga-nos no Twitter @cervejainsana ou @PedroSommelier

Nenhum comentário:

Postar um comentário