Insana

Insana

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mundo Da Cerveja

Lei de Pureza Alemã


Desde os primórdios a cerveja faz parte da humanidade, sendo parte integrante até nas leis da antiguidade. Um exemplo é o codigo de Hamurabi, onde constavam pagamentos em cerveja e até mesmo condenação a morte por fabricação de cerveja ruim. (Ah, se ainda existisse essa lei!) A Reinheitsgebot (lei de pureza alemã) foi uma lei promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera, em 23 de Abril de 1516. Uma das mais antigas leis alimentares da Europa. A Lei de Pureza da Cerveja instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. (Fonte:Wikipedia). O processo de fermentação era considerado uma intervenção divina. Por não ser conhecido na época, o fermento não entrou como matéria-prima. Sua utilização foi permitida a partir de 1993, através de uma Lei Provisória, onde também foram aceitos o malte de trigo e etc. No Brasil temos cervejarias que divulgam em seus rótulos a descrição: “Seguimos a Reinheitsgebot” ou “Seguimos a Lei de Pureza de 1516” como método de marketing de seus produtos. Especificamente, não se pode ter a Lei de Pureza como garantia de qualidade (apesar de concluir que naquela época sua criação era necessária). Tomemos como exemplo as cervejas belgas, poucas, senão raras, seguem a lei de pureza, usando como ingredientes grãos não maltados, açucares e condimentos. Apesar disso, elas constituem uma das melhores cervejas mundiais, oriundas de uma importantíssima escola cervejeira.
“A qualidade da cerveja vem da alma do cervejeiro.”
Para dúvidas ou sugestões, entre em contato: peguinha@hotmail.com

Ótimas cervejas e até a próxima



Siga-nos no Twitter @cervejainsana

Um comentário:

  1. Certo, aprendi.
    Porém acrescentar matérias-prima diversas, como cereais não maltados, para dar características especiais a uma leva de cerveja é aceitável, bacana, evoutivo. O que penso não diminuir a validade da lei de pureza da Baviera, que nos dá o 'norte', a base para algo que 'pode' se chamar cerveja, se tiver 'pelo menos' isso respeitado.
    Usar extrato de malte, adicionar 'químicos' como aromatizantes, estabilizantes e coisarada que alteram cor, sabor e aroma artificialmente, para mim, é sacanagem e mostram que existe uma Lei de IMPUREZA regendo empresas que se fazem de 'cervejarias'.
    Saúde para a Insana! Obrigado pelos artigos.

    ResponderExcluir