Insana

Insana

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mundo Da Cerveja


Desabafo Cervejeiro
Autor: Pedro Flávio Reis Filho
            Sommelier de cervejas
Saiu uma reportagem no site da Gazeta do Povo na coluna de economia aonde nosso amigo Samuel Cavalcanti da Cervejaria BodeBrown de Curitiba faz um manifesto contra a burocracia de alguns órgãos brasileiros referente ao registro de cervejas com adição de ingredientres especiais. A base da proibição vêm do Ministério da Agricultura que alega algumas vezes descaracterização da cerveja. Já pra nós cervejeiros ingredientes especiais vem como novas possibilidades de aromas e sabores em nosso precioso liquido pois oque seria a nossa Porter (Double Chocolate Porter) sem a adição de chocolate em sua maturação, ou da Umburana Lager (Cervejaria Way) sem a adição de madeira, perderiamos muito em nossos paladares se tabelarmos as cervejas apenas a malte e lupulo.
A escola cervejeira belga se criou sobre a adição de especiarias em suas cervejas, temos exemplo nos EUA a Cervejaria Dogfish Head com mais de 30 tipos de cervejas em produção sendo algumas muito exóticas como a que fizeram com ostras ou até mesmo copiando os nativos do peru usando milho mascado para refazer uma cerveja milenar. Podem ser até bizarras as produções mas todas tem um exelente controle de qualidade a questão dos ingredientes fica a escolha do cliente querer provar ou não.
Temos que parar com essa burocracia e abrir mais a cabeça para as novidades e a criatividade do povo brasileiro quem sabe com isso conseguimos criar a nossa escola cervejeira.
Samuel estamos com você e com todo os cervejeiros que buscam mesclar gosto, criatividade e qualidade em uma garrafa de cerveja

Para dúvidas ou sugestões, entre em contato: peguinha@hotmail.com Twitter: @CervejaInsana WWW.cervejainsana.com.br 
Ótimas cervejas e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário