Insana

Insana

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mundo Da Cerveja


Feliz Ano novo!!!
Continuando as festividades de final de ano vários amigos e parentes vem fala comigo e tentam me colocar em uma “saia justa” com a seguinte pergunta “O ano todo você se dedicou a cerveja mas o tradicional brinde da virada você vai fazer com champagne?” Para decepção de vários e alegria de muitos minha resposta é NÃO, farei o brinde co cerveja...
Hoje temos cervejas que são ótimas substitutas dos espumantes, o principal estilo é o  Biere de Brut, aonde a cerveja é submetida ao processo de champenoise.
Este processo é o mesmo utilizado no champagne tradicional, consiste em adicionar uma certa quantia de açúcares fermentáveis  na garrafa e deixado a garrafa em repouso apoiada pelo bico, sendo que a cada 12 horas ela é virada 45º e inclinada levemente, sendo que após aproximadamente 45 dias ela estará refermentada e totalmente inclinada com o gargalo para baixo. Após este processo “Remoagem” é congelado o bico da garrafa para retirar os resíduos de levedura que se acumulam no gargalo, é novamente  arrolhada e maturada, assim esta pronta para o consumo.
Este processo traz a cervejas muitas características que lembram as Champagnes, desde a perlage (volume de bolhas no copo) até alguns traços no sabor. Normalmente estas cervejas tem aproximadamente 12% de gral alcoólico que também ajudam a lembrar os vinhos espumantes.
Uma ótima pedida para a comemoração deste ano que passou e uma boas vindas para 2012.
Feliz ano novo a todos e claro, ótimas cervejas!

            Para dúvidas ou sugestões, entre em contato: peguinha@hotmail.com Twitter: @CervejaInsana www.cervejainsana.com.br 
Ótimas cervejas e até a próxima.


2 comentários: