Insana

Insana

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mundo Da Cerveja


Mulher e cerveja
Vamos ser sinceros cerveja não é coisa de mulher certo? ERRADO...
Cerveja e mulher tem muito mais a ver doque imaginamos, vamos volhar para traz e ver um pouco da historia da humanidade. Quem produzia a cerveja antigamente eram as “Padarias” (isso mesmo as padarias e não as cervejarias) pois eram nas padarias aonde se maipulavam grãos, aproveitavam o embalo de fazer o pão e já fabricavam a cerveja. Este era um ramo dominado quase exclusivamente por mulheres, com isso quem produzam as cervejas eram as mulheres. Um grande exemplo é o peru aonde existem povoados que mantem a tradição de produção da Chicha, cerveja peruana produzida atravez da fermentação de milho mascado (mascam o milho e depois “gospem” em recipientes aonde deixam fermentar misturados com água) e até hoje mais de 90% dos artesões que ainda produzem a chicha são mulheres (menos mal). No Brasil ainda existem algumas aldeias indígenas aonde fazem algo parecido com mandioca e o dominio de produção também é das mulheres.
Outra grande contribuição das mulheres a cerveja foi o lúpulo. Cerveja era produzida de cereais e adicionado de condimentos para melhorar o sabor, mas foi uma monge beneditina que em 1409 esperimentou a utilização de lúpulo na cerveja sendo que até hoje ainda utilizamos.
Por isso quando falamos em cerveja nunca podemos esquecer das mulheres pois alem de ajudarem na criação, manterem a tradição, adicionarem novos ingredientes ainda são fonte de inspiração de muitas  cervejas em rodas de amigos.
Cerveja e mulher, tudo a ver!

            Para dúvidas ou sugestões, entre em contato: peguinha@hotmail.com Twitter: @CervejaInsana www.cervejainsana.com.br 
Ótimas cervejas e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário